top of page

CAMBUCI

4you 

Nessa primeira edição da nossa revista, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem do nome do nosso bairro, a incrível trajetória dos OSGEMEOS, nossos artistas nascidos e crescidos na região e que conquistaram o mundo, além de uma reportagem especial sobre o Museu do Cinema e o movimento de prevenção do Outubro Rosa na Cruz Azul.

 

Você sabe o que é a AMA?

 

Aqui também iremos conhecer um pouco sobre essa entidade que atende jovens e crianças com autismo.

 

Cambuci4you, a revista feita especialmente para você.

Sobre

História do Bairro

Cambuci tem esse nome por conta de uma fruta que antigamente era abundante na região.

No século XVI, o bairro dividia a cidade e a zona rural e funcionava como entrada, especialmente para os tropeiros, que paravam no chamado córrego dos Lavapés, para lavarem os pés antes de entrar na igreja que existia no local e dar água aos animais de carga, sabia?

Por isso hoje, a Rua dos Lavapés é uma de suas principais ruas. Outra curiosidade do bairro é que a partir de uma grande chácara, o bairro começou ase desenvolver com a criação do Museu do Ipiranga e por volta de 1870, por causa da produção do café, atraiu imigrantes, principalmente italianos e sírio–libaneses.

 

Hoje em dia, nosso bairro se divide em áreas comerciais e residenciais.

!!!.jpg
doador-mobile.jpg
AMA, já ouviu falar?

1983 - O PIONEIRISMO INSPIRADO POR QUEM AMA.

 

Se liga só, por causa de uma carência no assunto, sem informações e profissionais qualificados, um grupo de pais de autistas criou a primeira instituição em apoio às pessoas com autismo, o trabalho que começou em um quintal de uma igreja e isso logo ganhou proporção e relevância, construindo uma estrutura adequada para atender as necessidades dos alunos.

 

Assim nasceu a AMA (Associação dos Amigos do Autista).

 

Atualmente as unidades localizadas aqui em nosso bairro do Cambuci, contam com 230 profissionais, dentre eles, estagiários e cuidadores.

 

Além disso, oferecem atendimentos especializados a mais de 150 crianças, jovens e adultos, com diferentes graus de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Em síntese, a AMA é uma forte aliada em apoio as pessoas que AMAmos. A mais de 30 anos de experiência auxiliando com profissionalismo e excelência seus alunos e colaboradores.

Por que ajudar o AMA?

Hoje a AMA se orgulha de oferecer atendimento 100% gratuito graças a dois importantes convênios com as Secretarias de Estado de Educação e da Saúde, mas eles não cobrem todas as despesas da associação.

É necessário arrecadar recursos extras para a compra de alimentos, materiais pedagógicos, para a manutenção dos imóveis, além dos programas de capacitação dos funcionários.

E COMO AJUDAR?

 

A ama conta como uma forte ajuda através do sistema de doações e associados, tendo como principal, a doação pelo programa Nota fiscal paulista.

Para mais informações acesse o site:

www.ama.org.br

- Email: falecomaama@ama.org.br

cropped-logo_ama_icon_3.png

Saiba mais sobre a AMA:

Coaching
Clientes

OSGEMEOS – Do Cambuci pro mundo

Os-gemeos-grafiteiros-2-805x452_edited.j

Otávio e Gustavo, os irmãos gêmeos grafiteiros de São Paulo, nasceram em 1974 e quando crianças, nas ruas do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte.

 

Com o apoio da família, e a chegada da cultura Hip Hop no Brasil nos anos 80, encontraram uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

 

Nunca deixaram de grafitar, mas, com o passar dos anos, esse universo criado pela dupla, com o qual sonham e se inspiram, ultrapassou as ruas, se transformando numa linguagem própria e em constante evolução, com outras referências e influenciado por novas culturas. Os artistas, hoje reconhecidos e admirados nacional e internacionalmente, usam linguagens visuais combinadas, o improviso e seu mundo lúdico para criar intuitivamente uma variedade de projetos pelo mundo.

 

Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política. Em 22 de maio de 2008, executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.

MUSEU DO CINEMA

Museu do cinema.jpg

O Museu do Cinema de Antonio Vituzzo no Cambuci, nasceu do sonho de um paulistano.

 

Capaz de despertar, mesmo entre as crianças, a nostalgia dos Anos Dourados. Apesar da simplicidade, é considerado o mais completo do País. E recebeu durante muitos anos, com entrada gratuita, sorriso franco e água fresca, centenas de estudantes.

 

O acervo fica em um sobrado na Avenida Lins de Vasconcelos 1.125, no bairro do Cambuci. Quem vê a fachada tão igual a tantas outras, não pode imaginar que aquele espaço também vale o enredo de um filme.

Subindo as escadas, depara-se com as paredes cobertas de fotos e cartazes. "Eu queria um lugar para expor o acervo com todo o critério que o cinema merece, mas não consegui. Resolvi adequar um imóvel próprio."

Como precisava acomodar todo o material, Vituzzo acabou fazendo uma construção irregular na segunda laje.

"Não tenho condições econômicas para regularizar a construção que, o prefeito Jânio Quadros, na época, autorizou porque reconheceu sua finalidade cultural. Desde então, só tenho levado multas."

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta, das 9 às 17h

Avenida Lins de Vasconcelos, 1125 - Bairro Cambuci - São Paulo - SP

CEP: 01537-000

Blog

Outubro Rosa

Rosa.jpg

Para prevenir e combater o câncer de mama, a Cruz Azul promove a campanha Outubro Rosa, com uma programação especial para informar e conscientizar a comunidade sobre essa doença que é a mais comum entre as mulheres no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de cerca de 60 mil novos casos no Brasil.

 

Confira toda a programação no site:

http://www.cruzazulsp.com.br/saude/outubro-rosa-na-cruz-azul-2/

logo.png

CLASSI

ficados

005 (3).jpg
005 (2).jpg
003 (2).jpg
Smart.png
subway-logo-1.png
oticas-carol.jpg
desco.png
7_edited.jpg
Contato
bottom of page